PROTOCOLOS DO JEJUM INTERMITENTE!!

PRINCIPAIS PROTOCOLOS DE JEJUM




Jejum de 12 horas: Existem vários protocolos de jejum que usam um período mais curto e feito todos os dias que costuma ser ''normal'', ou seja, você faria três refeições por dia, das 7 horas as 19 horas e não comeria mais nada a partir das 19 horas ás 7 horas. Você irá quebrar o jejum com um pequeno café da manhã, se você puder comer alimentos não processados, evitar o excesso de açúcar e ter resistência a insulina significativa para começar, esse jejum de 12 horas por dia provavelmente será bom o suficiente para a maioria das pessoas evitar a obesidade. 

Jejum de 16 horas: Esse protocolo envolve o uso de um período diário de jejum de 16 horas e uma janela alimentar de 8 horas. Isso significa comer das 11 horas ás 19 horas e jejuar das 19 horas ás 11 horas, ou seja, pular a refeição matinal todos os dias. Algumas pessoas optam por fazer 2 refeições durante essa janela de 8 horas e outras comem 3. 

Jejum de 20 horas: A famosa dieta do ''guerreiro'' foi uma das primeiras dietas a popularizar os protocolos do jejum intermitente. Escrita por Ori Hofmekler em 2002, essa dieta enfatiza que o horário das refeições era quase tão importante quanto a composição das refeições. ou seja, quando você come torna o que você come importante. A dieta consiste em comer todas as refeições a noite, durante uma janela de 4 horas. O período de jejum de 20 horas consistiu na maior parte do dia e houve também uma ênfase em alimentos naturais não processados e treinamento de alta intensidade.  

O ponto principal de todos esses protocolos de jejum é o mesmo, ele permite que o corpo abaixe os níveis de insulina por um período de tempo maior do que o normal. Isso é exatamente o que ajuda a quebrar ou prevenir o desenvolvimento da resistência á insulina.  

Jejum de 24 horas: Esse período de jejum vai essencialmente de jantar em jantar ou café da manhã em café da manhã, o que você preferir. Por exemplo, você jantaria ás 19 horas e depois jejuaria até o jantar do dia seguinte as 19 horas. Nesse protocolo você não passaria um dia inteiro sem se alimentar, com isso esse protocolo possui várias vantagens importantes, como um jejum de longa duração tende a ser mais eficaz, você ainda se alimenta, os medicamentos como metformina ou suplementos de aspirina com ferro podem ser tomados na janela alimentar. A outra vantagem é que esse estilo é o mais facilmente incorporado na vida cotidiana, pois a maioria das pessoas jantam com seus familiares todos os dias, e é possível jejuar durante o café da manhã e almoço, completando 24 horas até a próxima janta, ou seja, você só irá pular o café da manhã e almoço naquele dia, com isso você economizará tempo, dinheiro e ninguém irá precisar ficar sabendo que fez jejum. 



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