Dietas com períodos de jejum estão ganhando maior aceitação - THE NEW YORK TIMES


Neurocientista não toma café da manhã há 35 anos




Mark Mattson, neurocientista do Instituto Nacional sobre o Envelhecimento em Maryland, não toma café da manhã há 35 anos. A maioria dos dias ele pratica uma forma de jejum - pular o almoço, fazer uma corrida de meio-dia e, em seguida, come todas as suas calorias diárias (cerca de 2.000) em uma janela de seis horas a partir da tarde.




"Uma vez que você se acostuma, não é grande coisa", disse o Dr. Mattson, chefe do laboratório de neurociências do instituto. "Eu não sinto fome de manhã, e esta é a experiência de outras pessoas também. É apenas uma questão de adaptação. "

Em uma cultura em que é costume comer três refeições grandes um o dia mais os lanchinhos da manhã à meia-noite, a idéia de saltar regularmente refeições pode soar extremo. Mas nos últimos anos o jejum intermitente vem ganhando atenção popular e apoio científico.

Foi promovido em livros mais vendidos e praticado por celebridades como os atores Hugh Jackman e Benedict Cumberbatch. Jimmy Kimmel, apresentador de talk shows noturno, afirma que nos últimos dois anos seguiu um programa intermitente de jejum, conhecido como dieta 5: 2, que consiste em comer normalmente por cinco dias e jejuar por dois - uma prática que o Sr. Kimmel atribui Sua significativa perda de peso.


Jejum para melhorar a saúde remonta milhares de anos, com Hipócrates e Platão entre seus primeiros proponentes. Dr. Mattson argumenta que os seres humanos são bem adaptados ao jejum: Em uma maior parte da história humana, o acesso esporádico a alimentos foi provavelmente a regra, especialmente para caçadores-coletores. Como resultado, evoluímos com fígados e músculos que armazenam carboidratos rapidamente acessíveis na forma de glicogênio, e nosso tecido adiposo tem reservas de energia duradouras que podem sustentar o corpo por semanas quando não há comida disponível."De uma perspectiva evolutiva, é bastante claro que nossos antepassados ​​não comiam três refeições por dia, e mais os lanches", disse o Dr. Mattson.Em todo o mundo, milhões de pessoas jejuam periodicamente por razões religiosas e espirituais. Mas alguns estão agora a olhar para a prática como uma fonte de saúde e longevidade.



Krista Varady, professora de nutrição na Universidade de Illinois em Chicago, estudou os efeitos do jejum em dias alternados em centenas de adultos obesos. Em ensaios que duraram oito a 10 semanas, ela descobriu que as pessoas perdem em média cerca de 13 quilos, reduções no colesterol LDL, pressão arterial, triglicérides e insulina, o hormônio de armazenamento de gordura.Dr. Varady encontrou em sua pesquisa que o jejum intermitente foi mais fácil quando as pessoas comiam uma dieta moderadamente rica em gordura e foram autorizados a consumir até 500 calorias em seus dias de jejum. Em seus estudos, 10 por cento a 20 por cento das pessoas geralmente acham a dieta muito difícil e rapidamente parar. Aqueles que permanecem normalmente se ajustam nas primeiras semanas."Temos cerca de 700 pessoas em vários testes", disse Varady. "Nós pensávamos que as pessoas iriam comer demais nos seus dias de não jejuar para compensar. Mas as pessoas por algum motivo, independentemente do seu peso corporal, só conseguem comer cerca de 10 ou 15 por cento mais do que o habitual. Eles realmente não comem demais, e eu acho que é por isso que isso funciona. "
 


O interesse do Dr. Mattson no jejum intermitente cresceu a partir do trabalho em animais que mostraram que o jejum de dias alternados protegia camundongos de acidentes vasculares cerebrais, doença de Alzheimer e doença de Parkinson e aumentava consistentemente sua vida em 30%. Dr. Mattson e seus colegas descobriram que o jejum de dias alternados  aumentou a produção de proteínas que protegem as células cerebrais, aumentando sua capacidade de reparar o DNA danificado. O jejum, disse ele, atua como um estresse leve que torna as células em todo o corpo mais forte, aumentando sua capacidade de se adaptar aos stresses posteriores.


Desta forma, o jejum intermitente é como o exercício, que provoca estresse imediato e inflamação, mas protege contra doenças crônicas no longo prazo. Comer frutas e legumes pode ter um efeito semelhante. Embora doses muito grandes de antioxidantes possam causar câncer em seres humanos, quantidades moderadas de exposição podem tornar as células mais resistentes, disse o Dr. Mattson.

"Há uma sobreposição entre a forma como as células respondem ao exercício, ao jejum, e até à exposição a alguns dos produtos químicos em frutas e legumes", acrescentou.Dr. Mattson está agora começando um rigoroso ensaio clínico de pessoas de 55 a 70 anos de idade que são prediabéticas e de alto risco para desenvolver a doença de Alzheimer. Ele planeja estudar se o jejum intermitente pode retardar o declínio cognitivo.Dr. David Ludwig, professor de nutrição na Harvard T. H. Chan Escola de Saúde Pública, disse um benefício do jejum é que força o corpo a mudar de usar glicose como combustível para usar gordura. Durante esse processo, a gordura é convertida em compostos conhecidos como cetonas, uma fonte de energia "limpa" que queima mais eficientemente do que a glicose, como a gasolina aditivada, disse o Dr. Ludwig.O mesmo processo, conhecido como cetose, ocorre quando as pessoas se alimentam com um baixo teor de carboidratos, dietas ricas em gordura. Dr. Ludwig disse cetonas parecem ter efeitos únicos sobre o cérebro. Dietas ricas em gordura, por exemplo, têm sido usadas há anos para tratar pessoas que sofrem de convulsões epilépticas.


"Há relatos extensos de crianças que tiveram convulsões debilitantes que foram curadas em dietas cetogênicas", disse Ludwig. "Se ele beneficia o cérebro para evitar convulsões, então talvez beneficie o cérebro de outras maneiras."



Traduzido e adaptado por Flávia Trajano
Edição de Imagens: Flávia Trajano
Criadora da Fan Page e administradora do grupo : JEJUM INTERMITENTE SEM MITOS
Artigo original (AQUI)

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