JEJUM: EQUILÍBRIO, SAÚDE E VIDA LONGA!!!

A alimentação na maioria dos animais é limitada a um período definido, deixando curtos períodos de jejum que coincidem com o sono.




Tanto o jejum intermitente quanto o periódico resultam em benefícios que vão desde a prevenção até o tratamento aprimorado de doenças.


VOCÊ PODE APRENDER AQUI - GUIA PARA INICIANTES -
As formas de vida em nosso planeta evoluíram sob a forte influência de um ciclo diário claro / escuro. Sendo a luz solar a principal fonte de energia para a fotossíntese.


Tal ritmo diário na disponibilidade de alimentos e fatores ambientais levou à evolução de um mecanismo interno de tempo de 24 h ou ritmo circadiano para permitir que os organismos antecipassem as mudanças diárias.


Fundamental para este ritmo de 24 horas é a capacidade de adquirir alimentos quando está disponível e de armazenar uma parte desses recursos para utilização durante o resto do dia (ou seja, o período de jejum) sem comprometer a boa forma e a vitalidade.


O período de jejum também serve como um tempo de espera e reparo para que o organismo esteja em forma e seja eficaz para coletar energia quando a luz (para organismos fotossintéticos) ou alimento se torna disponível.


ESSE CICLO ALTERNADO DE ALIMENTAÇÃO E JEJUM ESTÁ A TEORIA DE QUE A “FISIOLOGIA DO JEJUM” (PROCESSOS BIOQUÍMICOS ASSOCIADOS) É ACIONADA QUANDO A ENERGIA ARMAZENADA ESTÁ SENDO UTILIZADA E, PORTANTO, NÃO OCORRE DURANTE O PERÍODO DE ALIMENTAÇÃO.


Essa teoria também destaca a noção de que certos aspectos de reparo e rejuvenescimento que são essenciais para a fisiologia do jejum alimentar podem estar associados apenas ao jejum.


Portanto, o jejum intermitente e periódico pode representar fatores importantes na otimização do tempo de vida e da longevidade. Em organismos com deficiência de ritmo circadiano, a duração ideal do jejum (isto é, um que evita um estado de baixa energia que compromete a viabilidade) depende da extensão dos nutrientes armazenados e das condições ambientais.




Os humanos modernos enfrentam desafios e soluções complexas para a saúde. Enquanto a prevenção, vacinação e tratamento de doenças infecciosas aumentam o tempo de vida útil , a presença de luz artificial possibilita a atividade humana ao longo das 24h.


Este ciclo interrompido de atividade interrompe indiretamente o ciclo diário natural de alimentação e jejum, e facilita a ingestão calórica excessiva.


Se diariamente, o jejum periódico diário ou alternativo pode promover uma vida saudável, restaurar um período de jejum pode ser uma estratégia de tratamento eficaz para várias doenças crônicas.

Traduzido e adaptado por Flávia Trajano

Criadora da Fan Page e administradora do grupo : JEJUM INTERMITENTE SEM MITOS

FONTE: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recent

recentposts