Dieta cetogênica - plano alimentar Nutricionista da Clínica Andréa Santa Rosa explica

Dieta cetogênica: confira o plano alimentar completo para seguir durante sete dias


Nutricionista da Clínica Andréa Santa Rosa explica como funciona a dieta que pode levar à perda de até quatro quilos em 15 dias
Por Isabela Dias
Arte: Giovanna Nadruz

As dietas low carb, isto é, aquelas caracterizadas pela ingestão reduzida de carboidratos, são conhecidas por prometerem o emagrecimento rápido. As mais populares até o momento são a do Dr. Atkins e a sua releitura, a Dukan: ambas se baseiam no consumo de proteína animal, sendo que a segunda é mais restritiva em relação às gorduras e prevê a inclusão de legumes na alimentação. Mas essas não são as únicas opções para quem está disposto a cortar pães, massas, bolos e arroz do seu dia a dia.



Segundo o Helton Finocchio, nutricionista esportivo da Clínica Andréa Santa Rosa, o novo formato da dieta cetogênica - recebe esse nome pois induz o corpo a um estado de cetose, quando o organismo passa a queimar a gordura que utiliza como fonte de energia no lugar do açúcar - tem duração de seis semanas, além de apresentar um teor maior de lipídios de boa qualidade que promovem a saciedade e cortar ainda mais os carboidratos. Como consequência, há a perda de peso, a queima de gordura e o aumento da massa muscular. "É mais fácil queimar carboidrato do que proteínas e gorduras, então o metabolismo acaba gastando mais energia para haver essa queima de gordura e consegue aumentar a sua taxa metabólica basal", explica o nutricionista.  

Dieta cetogênica promete emagrecimento rápido e ganho de massa muscular (Foto: Reprodução / Getty Images)


Composta majoritariamente - 75% - por fontes de gorduras consideradas boas, como óleo de coco, abacate e oleaginosas, esse formato da dieta cetogênica permite de 15 a 20% de proteína e entre 5 e 10% de carboidratos, priorizando aqueles de baixo índice glicêmico, tal qual a batata-doce. Alimentos como carnes de boi, porco, frango e peixes, ovo, azeite, óleo, maionese, gelatina e chás sem açúcar estão liberados, de acordo com o nutricionista. Ele lembra, no entanto, que a dieta deve ser prescrita por um profissional, pois a pessoa pode apresentar intolerância ou alergia a algum alimento indicado no plano alimentar.



Tem dúvidas de como introduzir a dieta cetogênica na sua rotina? Confira um cardápio completo, do café da manhã ao jantar, para seguir durante sete diasCARDÁPIO - ARTIGO ORIGINAL GNT



QUER APRENDER MAIS SOBRE JEJUM?? GUIA PARA INCIANTES!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recent

recentposts