DOR DE CABEÇA?? A hipoglicemia reativa ou de rebote pode estar causando isso!



A hipoglicemia reativa ou de rebote, é a falta de açúcar no sangue que ocorre entre 1:30h e 3 horas após a ingestão de alimentos ricos em açúcar ou carboidratos que podem afetar diabéticos ou não diabéticos.








Ela provoca sintomas como dor de cabeça, ao estar com fome e aumento no desejo de comer doces e deve ser tratada com o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico, como os integrais, para reequilibrar a taxa de glicose na corrente sanguínea. 


Isso acontece porque ao comer um alimento de alto IG, ocorre um pico e a elevação dos níveis de insulina por um tempo maior do que o comum e assim o organismo necessitará de mais glicose ainda, e nesse caso acaba estimulando o apetite, principalmente por mais carboidratos, e se você não comer, sente como se tivesse uma hipoglicemia!🤔


Os sintomas da hipoglicemia reativa incluem, sonolência, dor de cabeça, fome, tremores, enjoo, suor frio, tontura, cansaço e palpitação cardíaca.


As causas da hipoglicemia reativa incluem:
• Pré-diabetes;
• Má alimentação, comer muitos doces ou fontes de carboidratos
• Doenças hormonais como a síndrome de dumping, que ocorre em 15% de indivíduos que fizeram cirurgia gástrica;
• Intolerância à frutose;
• Sensibilidade à leucina;
• Uso inadequado de medicamentos para controlar a diabetes.
A hipoglicemia reativa é muito comum entre praticantes de atividade física, especialmente naqueles que tomam suplementos à base de carboidratos. Por isso, deve-se ter uma atenção especial quanto à alimentação pré treino!


O tratamento para hipoglicemia reativa baseia-se em manter os níveis de glicose no sangue constantes. Para um melhor controle, recomenda-se:
• Evitar as bebidas alcoólicas;
• Praticar exercícios numa intensidade compatível com sua alimentação;
• Consumir alimentos ricos em fibras e proteínas em todas as refeições.
As consequências da hipoglicemia reativa são sintomas de ordem neurológica, como confusão mental, depressão, ansiedade, insônia, irritabilidade, fobias e falta de concentração. E a dieta deve ser orientada por um nutricionista após o diagnóstico. Isto é importante para que o indivíduo aprenda a comer de forma correta evitando a recorrência da hipoglicemia.


Dr. Amir Saado @drsaado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recent

recentposts