QUAL O TIPO DA SUA FOME?

Descubra o tipo da sua fome!

Citado no livro Sal, Açúcar e gordura (Michael Moss), Howard Moskowitz conduziu um estudo com um especialista em desenvolvimento de alimentos, o objetivo principal do estudo era identificar exatamente porque certos alimentos nos levam a um alto nível de desejo. Foram reunidas opiniões de consumidores de sorvete, batatas fritas, hambúrgueres, rosquinhas, cerca de trinta itens de alimentos mais desejados. Os resultados que explicam por que pãezinhos de canela são tão sedutores e também estão relacionados com o índice de obesidade crescente no mundo. E acreditem:


SENTIR FOME VAI EM SENTIDO CONTRÁRIO AOS DESEJOS 


Moskowitz chegou a seguinte conclusão:
 Raramente o nosso corpo e cérebro estão esgotados de nutrientes a ponto de haver uma real necessidade de reabastecimento. Sempre comemos antes dessa necessidade fisiológica bater. 

Em vez disso, ele descobriu, que somos levados na maioria das vezes, a comer por outros motivos em nossas vidas. Algumas delas são necessidades emocionais, e os “desejos” por alimentos processados: acima de tudo pelo sabor, seguido pelo aroma, aparência e textura. E o elemento principal dos desejos: “o açúcar”.



Então o que você come também pode influenciar sua "fome"? Sentir-se mais ou menos saciado? Sim, até a seleção dos alimentos pode ajudar a combater a fome. 

A qualidade dos nutrientes da comida é muito importante nesse processo.

Então fazer jejum é muito mais comportamental do que fisiológico. É meio que um aspecto emocional e por isso se torna incompreendido e até polêmico.

Por Flávia Trajano

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.