JEJUM, TRATAMENTO DE DIABETES TIPO 2 - Dr Jason Fung


Como reverter DIABETES TIPO 2, Guia Básico

Diabetes tipo 2 Uma doença totalmente reversível

A maioria dos médicos, nutricionistas e especialistas em diabetes afirmam que o diabetes tipo 2 é uma doença crônica e progressiva. A American Diabetes Association, por exemplo, quase orgulhosamente exibe esse conceito em seu site. 

Depois de receber o diagnóstico, é quase que uma sentença de prisão perpétua. 
Mas, isso é realmente um grande mito. Diabetes Tipo 2 é quase sempre reversível e isto é quase ridiculamente fácil de provar. 
Esta é uma grande notícia para os mais de 50% dos adultos norte-americanos que foram diagnosticadas com pré-diabetes ou diabetes. Reconhecendo essa verdade é o primeiro passo crucial para reverter seu diabetes ou pré-diabetes.

 

Suponha que seu amigo é diagnosticado como diabético, em seguida, se esforça muito para perder 20 quilos. Ele toma todos os seus medicamentos e seus níveis de açúcares no sangue são agora normais. 

Parece perfeitamente " óbvio" que diabetes tipo 2 pode ser  revertido, porque o seu amigo perdeu todo esse peso. E esse é o ponto. A doença é reversível.




Só dieta e mudanças de estilo de vida  irão reverter isso. NÃO medicamentosPelo contrário. Insulina, por exemplo, é conhecida por causar ganho de peso. Os pacientes sentem intuitivamente que eles estão indo pelo caminho contrário.



A coisa mais importante, é claro, é PERDER PESO!  

Eles sempre me dizem: "Doutor, você sempre disse que a perda de peso é a chave para reverter diabetes. No entanto, você me receitou um medicamento que me fez ganhar 10 kgs. Como pode ser bom? Eu nunca tive uma boa resposta, porque essa resposta não existia.  A chave era a perda de peso, após isso o diabetes muitas vezes vai embora, ou pelo menos fica significativamente melhor. 


Então, logicamente, a insulina não ajuda a reverter a doença, mas na verdade pode agravá-la.Outros medicamentos como metformina ou a classe de drogas DPP4 são neutros. Eles não vão piorar as coisas, mas não vão melhorar a doença da forma esperada. Desde que a perda de peso é a chave para reverter diabetes tipo 2, a medicação não vai fazer as coisas melhorarem. Medicamentos melhoram o nível de açúcar no sangue, mas não cura o diabetes. 

Essa é a razão porque a maioria dos médicos acha que diabetes tipo 2 seja uma doença crônica e progressiva.

Estamos utilizando o tratamento errado. Fazemos a prescrição de medicamentos para uma doença alimentar. Não me admira que ele não funcione.


 

AÇUCAREIRO
A característica essencial do diabetes tipo 2 e pré-diabetes é que nossos corpos estão completamente abarrotados com açúcar. Não é apenas muito açúcar no sangue. Isso é apenas parte do problema. Há muito açúcar em todo o nosso corpo. Imagine que nossos corpos seja como um açucareiro, um pote de açúcar. Quando somos jovens, nossa açucareiro está vazio. Ao longo de décadas, nós comemos muito das coisas erradas - cereais açucarados, sobremesas, macarrão e pão branco. 

O Pote de açúcar gradualmente enche-se com o açúcar até que esteja completamente cheio. A próxima vez que você come, o açúcar entra no corpo, mas se o recipiente estiver cheio, ele vai transbordar.


A insulina é uma hormônio produzido em nosso corpo, quando comemos o seu trabalho é permitir que a glicose flua para dentro das células. Quando já não é capaz de fazer seu trabalho devido ao excesso, a glicose não é absorvida pelas células com a mesma facilidade, causando acúmulos no sangue. Eventualmente, isso pode levar à diabetes do tipo 2, e seu médico prescreve alguma medicação, tal como metformina. 


Mas a metformina não o  livra do açúcar. Em vez disso, ela simplesmente leva o açúcar do sangue e o transporta de volta para o fígado.

O fígado não deseja guardar essa carga, de modo que transporta esse açúcar para todos os outros órgãos - os rins, os nervos, os olhos, o coração. Grande parte deste açúcar extra vai também ser transformado em gordura.

O problema, é claro que não foi resolvido - o açucareiro ainda está transbordando. Você só mudou açúcar do sangue (onde você pode vê-lo) para o corpo (onde você não pode vê-lo). 


Então você retorna ao seu médico. O que ele faz? Em vez de se livrar da carga de açúcar tóxico, ele duplica a dose da medicação. 

Assim, pois, o seu médico lhe dá uma segunda medicação, em seguida, uma terceira e, eventualmente, injeções de insulina. Durante um período de anos, você passou de pré-diabetes, a diabetes, a tomar um medicamento, em seguida dois, depois três e, finalmente, grandes doses de insulina. Aqui está o problema. Se você está tomando mais e mais medicamentos para manter seu açúcar no sangue no mesmo nível, o diabetes está piorando! Mesmo se seu nível de açúcar no sangue fique melhor, a sua diabetes está piorando.
 Infelizmente, é isto o que acontece com praticamente todos os pacientes. O corpo já está transbordando com açúcar. Os medicamentos só escondem o açúcar no sangue, levando para o restante do corpo inchado.

DIABETES PIORANDO




FIM DO JOGO


 



O que acontece ao longo do tempo - 10, 20 anos?

Cada parte do corpo começa a apodrecer. Precisamente por isso que o diabetes tipo 2, ao contrário de praticamente qualquer outra doença, afeta cada parte do nosso corpo. 

Cada órgão sofre os efeitos a longo prazo da carga de açúcar excessivo. 
Seus olhos apodrecem  e você fica cego. 

Seus rins apodrecem e você precisa de diálise. 


Seu coração apodrece  e você começa ataques cardíacos e insuficiência cardíaca.


Seu cérebro apodrece   e você terá a doença de Alzheimer. 


Seu fígado apodrece  e você adquiri doença hepática e fígado gorduroso. 


Suas pernas apodrecem e você começa  a ter úlceras do pé diabético. 


Seus nervos apodrecem - e você começa a ter neuropatia diabética. 



Nenhuma parte do seu corpo é poupada

Medicamentos e insulina não fazem nada para retardar a progressão da lesão do órgão, porque eles não eliminam a carga de açúcar tóxicos do nosso corpo. Nós conhecemos este fato inconveniente desde 2008. Nada menos do que 7  ensaios clínicos randomizados de controle da glicemia apertada com medicamentos (ACCORD, ADVANCE, VADT, origem, TECOS, ELIXA, SAVOR) não demonstrou reduções em doenças cardíacas, a principal causa de morte de pacientes diabéticos. 

Fingimos que o uso de medicamentos para baixar o açúcar no sangue faz com que as pessoas fiquem mais saudáveis. Mas foi apenas uma mentira. 


Você não pode usar drogas para curar uma doença alimentar.


Então, como você pode reverter o diabetes?

Uma vez que entendemos o diabetes tipo 2,  a solução torna-se muito óbvia. Se temos muito açúcar no corpo temos que nos livrar dele. Não simplesmente escondê-lo
Há realmente apenas duas maneiras de se livrar do excesso de açúcar no corpo.

PASSO 1 - NÃO ADCIONE AÇÚCAR

O primeiro passo é eliminar todo o açúcar e amidos refinados de sua dieta. O açúcar não tem nenhum valor nutricional e pode, portanto, ser eliminado. Comer o pão branco aumenta o açúcar no sangue muito rapidamente. 



A melhor estratégia é comer pouco ou nada de carboidratos refinados

O excesso de proteína é também convertida em glicose pelo organismo. Portanto, você deve evitar comer muita proteína também.

Shakes de proteína, barras de proteína e proteína em pó devem todos ser evitados. Em vez disso se concentre em comer muitos vegetais e gorduras saudáveis naturais.

A gordura ao longo do tempo, evitada por seu 
suposto efeito  de causar doença cardíaca, está de volta, gorduras naturais, tais como os encontrados no abacate, nozes e azeite são bem conhecidos por terem efeitos saudáveis tanto em doenças do coração e diabetesOvos e manteiga estão de volta.


Mais importante ainda, manter a alimentação natural, alimentos integrais não processados.


PASSO 2 - QUEIME O AÇÚCAR

O jejum é o método mais simples e mais rápido para forçar seu corpo a queimar o açúcar para a energia.

A glicose no sangue é a fonte mais facilmente acessível de energia para o corpo. O jejum é apenas o outro lado de comer - se você não está comendo você está jejuando. Quando você come, seu corpo armazena a energia do alimento. Quando você jejua, seu corpo queima energia do alimento. Se você simplesmente alongar os seus períodos de jejum, você pode queimar o açúcar armazenado.Uma vez que a diabetes tipo 2 acontece por causa do excesso de açúcar no corpo, queimando-o você irá reverter a doença.
Embora possa parecer extremo, o jejum tem sido praticado há pelo menos 2000 anos. 
É a mais antiga terapia dietética conhecida. Literalmente milhões de pessoas ao longo da história humana tem jejuado sem problemas. Se você está tomando medicamentos sob prescrição, você deve procurar o aconselhamento de um médico.
Se você não comer, vai baixar seu açúcar no sangue? Claro.

Se você não comer, você vai perder peso? Claro.
Então qual é o problema? Nada que eu possa ver.
Podemos reverter o diabetes tipo 2 e pré-diabetes hoje, agora, imediatamente.Tudo sem custo, sem drogas, sem cirurgia, com um método totalmente natural.


Nós só precisamos levar nossos corpos ao caminho da cura e ter a coragem de aplicar nosso conhecimento duramente conquistado.




Texto adaptado extraído do artigo  How to Reverse Type 2 Diabetes, The Quick Start Guide - Dr. Jason Fung (artigo completo clique aqui)




3 comentários:

  1. O problema é que o jejum em diabético deve causar a hipoglicemia... ou não?

    ResponderExcluir
  2. Estou para iniciar meu tratamento com insulina e já tomo metformina. Depois que li este artigo fiquei com medo de iniciar com a insulina. quero agora me tratar com jejum intermitente.a medica quer que eu comece já para abaixar a glicose mas animei em fazer este tratamento
    Vou fazer os exames que ela pediu mas nao vou comparecer para tomar insulina.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.