O JEJUM PARA NÓS MULHERES!!


JEJUM PARA MULHERES



            Cada vez mais abordado em blogs, grupos e até mesmo nas revistas conhecidas do país, o jejum não é, obviamente, uma prática nova, uma prática inicialmente de caráter religioso que vem sendo feita há milhares de anos.

    Atualmente, as coisas são bem diferentes, comemos praticamente o tempo todo. Por isso muitas vezes a abstenção voluntária de alimentos é visto como algo anormal e prejudicial.

Percebi que muitas vezes como quando não preciso. Como porque a comida está lá, porque tenho medo de ficar com fome mais tarde ou apenas “porque é hora do almoço”.



"O ser humano possui uma incrível capacidade de sobrevivência e uma notável habilidade para conservar seus estoques de proteína corporal relativamente limitados, enquanto utiliza seu estoque de gordura como fonte de energia primária", afirma Dr. George F. Cahill, Jr.t Professor da Escola de medicina de Harvard.

NÓS MULHERES, MAIS GORDURA!

Como a maioria de nós sabe, as mulheres têm um percentual de gordura corporal maior do que os homens. Isso ocorre porque nosso corpo naturalmente necessita de mais gordura para uma eventual gravidez ou até mesmo nutrir uma criança. 

A leptina está aumentada 2 a 3 vezes nas mulheres e principalmente nas obesas. 

A leptina age no sistema nervoso central (hipotálamo) promovendo redução de ingestão de alimentos, tendo um papel importante na queima de gordura. Quando engordamos, as células adiposas liberam leptina, que avisa ao cérebro que controle o apetite. A leptina envia uma mensagem para aumentar o metabolismo. 

Quando queimamos gordura, os níveis de leptina caem e o centro do cérebro responsável pela fome diz: “Coma”  




 Homens e mulheres têm diferentes resultados com o jejum intermitente; seu corpo reagirá ao jejum intermitente de forma diferente dos demais. 
   Meu melhor conselho? Teste, veja o protocolo que mais se adapta ao seu dia a dia, ouça o seu corpo, acompanhe os seus resultados, e veja como seu corpo vai reagir, NÃO COPIE NINGUÉM.


O QUE É JEJUM INTERMITENTE?


É apenas uma maneira de descrever a abstenção de comida durante 12-24 horas (embora algumas pessoas fazem jejuns mais prolongados). Muitas vezes, o jejum não afeta a ingestão calórica total, mas sim os limites de horários do dia em que você vai se alimentar, por isso não é uma dieta que induz as pessoas à não comerem nunca, mas sim um planejamento que limita as horas do dia em que você vai se alimentar.
Comer em uma janela de tempo especificado no dia.



Durante o "jejum", o seu corpo não tem uma refeição recentemente consumida para o uso de energia, por isso é mais provável ele utilizar a gordura armazenada em seu corpo como fonte de energia, em vez de glicose no seu sangue ou de glicogênio nos músculos /fígado.

NO PERÍODO DE JEJUM EM QUALQUER PROTOCOLO SE INGERE APENAS: ÁGUA, CHÁ E CAFÉ SEM ADOÇANTES


OS PRINCIPAIS PROTOCOLOS DE JEJUM:


PROTOCOLO 36h / 12h: Isto significa que você jejua a cada dois dias. O jejum dura 36 horas e após durante uma janela de 12 horas você se alimenta.





    EAT STOP EAT - Brad Pilon (comer, parar, comer) - jejum até 24h 1 ou 2 dias por semana. O autor desse método afirma:

Se você seguir uma dieta de restrição calórica você vai perder peso garantidamente. O problema é que você simplesmente não pode seguir um dieta muito restritiva durante um longo período de tempo.
 
Nos dias que não fizer jejum comer conforme a fome, mantendo a sua ingestão calórica ideal, sem exageros e compensações.

 Regra de Ouro:
Coma menos, mas saboreie a sua comida e talvez o mais importante: "Gaste menos tempo se preocupando e pensando em comida".

O objetivo principal do jejum é aprender a ter auto-controle. Depois de finalizá-lo, é importante que você volte a se alimentar normalmente, SEM EXAGEROS.


    
    WARRIOR DIET - Dieta do guerreiro: 
Esta dieta incentiva você a comer a maioria de suas calorias dentro de uma janela de quatro horas à noite. As restantes 20 horas (obviamente, alguns dos quais você vai estar dormindo) você irá consumir lanches leves






 
    LEANGAINS (16h / 8h): Neste protocolo você irá comer todo o seu alimento diário dentro de uma janela 8 horas do dia, por exemplo, 13:00-21:00. Existem também algumas outras diretrizes como exercícios em jejum, suplementos e refeição pós-treino.


    


   5: 2 - A Dieta dos dois dias (2 dias por semana de restrição calórica e 5 dias de alimentação normal): as mulheres são incentivadas a comer 500 calorias e 600 nos dias de restrição calórica. Os outros cinco dias são ingestão normal de calorias.
    




    Pular refeição aleatoriamente: Este não é realmente um protocolo, somente pular refeições aleatoriamente. Eu acho que todos nós fazemos isso de qualquer maneira, sem perceber. Por exemplo, se você estiver viajando ou ir dormir muito tarde  e só acordar no horário do almoço no dia seguinte. 





ENTÃO, PORQUE FAZER JEJUM MESMO? (Allan  Cott,  M.D.)

O jejum é mais fácil do que qualquer dieta.

O jejum é a maneira mais rápida para perder peso.
O jejum é adaptável à uma vida agitada.
O jejum é utilizado com sucesso no tratamento de muitasdoenças.
O jejum dá ao corpo um descanso fisiológico.
O jejum Reduz os níveis de colesterol e de pressão arterial.
O Jejum leva a melhores hábitos alimentares.
O jejum é um ator regulador, do seu corpo para consumir alimentos apenas quando ele precisa.
O jejum aumenta o prazer de comer.
O jejum livra o corpo de toxinas, um DETOX natural
O jejum não acumula apetite; fome e "dores" desaparecem após alguns dias de adaptação.

O jejum é rotina para o reino animal.
O jejum é um ritual em todas as religiões;  a Bíblia tem 74 referências a ele.

Jejum em condições adequadas é absolutamente seguro.


O JEJUM NÃO É MORRER DE FOME






14 comentários:

  1. AMEI!!!! NO JEJUM QUE SE FAZ SEGUNDA E TERÇA E DEPOIS QUINTA E SEXTA O DIA TODO EU POSSO BEBER ÁGUA ?

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido bastante, estudado, para começar o protocolo certinho sem receios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Flávia! Td bem? Esperei um tempo para ver se vc perceberia, mas como vc tem posta​do esses protocolos várias vezes em diferentes lugares, conclui que vc ain​da não percebeu que há um erro sério. Por favor, corrija o horário acima, no Protocolo 36/12 para 56/12 - ou, adiante em 1 dia a quebra do jejum (para serem 36h). Sei que a intenção foi boa, mas assim como está, está errado e pode ser perigoso, visto que, nem todas as pessoas podem jejuar nesse ritmo.

      Excluir
  3. Ola, Flávia! Td bem? Esperei um tempo para ver se vc perceberia, mas como vc tem posta​do esses protocolos várias vezes em diferentes lugares, conclui que vc ain​da não percebeu que há um erro sério. Por favor, corrija o horário acima, no Protocolo 36/12 para 56/12 - ou, adiante em 1 dia a quebra do jejum (para serem 36h). Sei que a intenção foi boa, mas assim como está, está errado e pode ser perigoso, visto que, nem todas as pessoas podem jejuar nesse ritmo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Estou começando a me organizar para fazer o jejum intermitente e para tanto tenho jejuado por 12 horas concentrando minha ingestão calórica nas outras 12 horas. Isso para tentar me adaptar ao processo 16/8 progressivamente. Acontece que estou na menopausa, portanto, fico em dúvida sobe a viabilidade de se adotar uma técnica quando você tem um metabolismo altamente bagunçado e está numa fase de carências vitaminicas mil. Alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu estou na menopausa, e estou praticando jejum intermitente há 4 semanas. Faço o protocolo 16/8 desde o primeiro dia, e me sinto muito bem desde que comecei. Eu faço apenas duas refeições diárias, às 13 hs, e depois às 19hs, sem lanchinhos entre as refeições; sómente bebendo café preto puro, sem açúcar ou adoçante, e muita água. Eu sigo " O Casal do Jejum"; se você se interessar, cheque no FB a página deles. Eles abordam o JI de maneira muito abrangente, e têm muita informação importante para a prática correta e segura do JI. E também vc poderá fazer o download dos ebooks gratuitos q eles oferecem, onde vc encontrará o passo a passo de como iniciar o Jejum. Eu estou me sentindo maravilhosanente bem com o jejum. Vale a pena. Espero ter ajudado. Boa Sorte!

      Excluir
  5. Não acho que há regras que devam ser seguidas a risca. Na natureza não existem contagem de tempo. Eu paro de comer a noite, quando vou dormir, sem hora específica. Não tomo café da manhã e almoço as 12:00 mais ou menos. Ainda assim, sem protocolos, tenho resultados satisfatórios. Em três meses emagreci 6 quilos. Atualmente peso 48 quilos.

    ResponderExcluir
  6. Tem que fazer dieta ou só o jejum ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce pode incluir qualquer dieta no jejum, como pode fazer low carbo com o jejum, o mais importante e saber que devemos comer saudáveis muita gordura boa proteína e se for ingerir carboidratos sabendo escolher os de baixo índice glicémico.

      Excluir
  7. Não posso tomar água com limão estando em jejum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao e o que sugere, porque todo alimento e um nutriente, mas pode tomar sendo apenas uma vez. ou então quando for quebrar o jejum, tomar o limão com agua antes e esperar 15 min para fazer sua refeição. segue o doutor barata no facebook ou instagram. ele explica muito bem sobre tudo isso.

      Excluir
  8. Faz mal fazer o jejum todos os dias o de 16/8

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.