ÓLEO DE CÔCO E SEUS BENEFÍCIOS






 Este óleo é essencialmente composto por gorduras e em maior parte pela saturada que representa quase 87% da quantidade desse macro nutriente, sendo elas, em sua maioria, triglicerídeos de cadeia média (TCM), e não de cadeia longa, como normalmente encontramos nos alimentos. E a vantagem dessa informação é que eles são mais bem absorvidos pelo corpo, principalmente no fígado, sendo logo convertidos em energia e não se acumulando em forma de gordura no corpo.





 Dentre os principais benefícios – e um dos motivos pelos quais muitos procuram este óleo – é que o produto ajuda a emagrecer. Um estudo feito no Canadá em 2000 mostrou que pessoas que consumiam o óleo de coco tinham uma maior oxidação das gorduras, processo que causa sua quebra, do que as pessoas que seguiam dietas com óleos comuns. Quando a gordura é quebrada no tecido adiposo, ela é usada em forma de energia, ou seja não fica acumulada no organismo na forma das famosas “gordurinhas”. 
De acordo com a pesquisa, o óleo também seria responsável por aumentar o volume de massa magra, os músculos, outros aliados por demandar mais gasto de energia do organismo, ajudando o emagrecimento.
Outro fator que merece destaque é que o ácido láurico e o ácido cáprico, dois dos TCM do óleo de coco, têm a propriedade de modular o sistema imunológico. Alguns estudos mostram essa relação, mostrando sua eficácia contra fungos, vírus e bactérias, mas os cientistas ainda não descobriram como isso funciona. Uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins, já que alimentos ricos em gorduras normalmente auxiliam na digestão.
Mas, cuidado, o consumo em excesso pode trazer o efeito rebote, causando diarreia, por isso é sempre aconselhável ter bom senso na hora de utilizar o óleo de coco. Para finalizar, é interessante destacar os principais usos deste produto, que se concentram principalmente na finalização de pratos quentes, tempero de saladas (em sua versão extra virgem), preparação de bolos e tortas, além de misturado com iogurtes, sucos ou vitaminas. Indico uma colher de sopa de óleo de coco uma vez ao dia como uso rotineiro para pré-treino, funcionando como fonte de energia dependendo do seu tipo de dieta. Uma colher de sopa de óleo pode lhe trazer muitos benefícios à saúde, além de energia, pois é bactericida e anti-fungicida ao intestino e organismo.


Trecho extraído do Blog do Dr. Barakat.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recent

recentposts