NEW YORK TIMES - SERÁ QUE DEVEMOS PULAR O CAFÉ DA MANHÃ?

SINTO MUITO!!! MAS NÃO HÁ NADA DE MILAGROSO NO CAFÉ DA MANHÃ!!





Geralmente não tomo café da manhã. Dada a escolha de alimentos oferecidos no café eu quase sempre opto por ovos ou waffles. O que acontece é que nunca tenho fome às 7:30 da manhã, quando eu saio para o trabalho.
Na verdade, eu raramente sinto fome até o horário do almoço. Este hábito me forçou a ser submetido a mais palestras sobre como eu estou prejudicando minha dieta, meu trabalho e minha saúde. Só um tolo pularia a refeição mais importante do dia, certo?


Nossa crença no poder do café da manhã é baseado em pesquisas mal interpretadas e estudos tendenciosos.


Não é preciso muito esforço para encontrar pesquisas que mostram uma associação entre o PULAR O CAFÉ DA MANHÃ e problemas de obesidade e saúde. Um estudo em 2013 publicado no jornal Circulation, descobriram que homens que não faziam a primeira refeição do dia tiveram um risco significativamente maior de doença cardíaca coronária do que os homens que tiveram seu café da manhã. Mas, como quase todos os estudos de café da manhã, esta é uma associação, não uma causalidade.


No entanto, foram encontradas falhas importantes na comunicação de resultados dessas pesquisas. Pessoas foram sistematicamente tendenciosas na interpretação de seus resultados em favor de uma relação entre o pular o café da manhã e a obesidade. As pessoas acreditam e querem que você acredite que pular o café da manhã é ruim.

As associações devem ser vistas com ceticismo e confirmadas com estudos prospectivos. Existem poucos ensaios clínicos randomizados, metodologicamente fracos como a maioria dos estudos de nutrição.

Muitos dos estudos são financiados pela indústria de alimentos, que tem um claro viés. Kellogg financiou um artigo altamente citados, que constatou que o cereal no café da manhã é benéfico para manter a boa forma. 


A Aveia Quaker Centro de Excelência (parte da PepsiCo) financiou um estudo que mostrou que comer farinha de aveia ou cereais reduz o peso e o colesterol (se você comer controladamente todos os dias da semana durante quatro semanas). 

É bem claro que a evidência que dá tanta a importância a começar o dia com o café da manhã é muito confusa. Se sente muita fome pela manhã, coma. Mas não se sinta mal se você prefere comer mais tarde, e não seguir a grande massa. O CAFÉ DA MANHÃ NÃO TEM PODERES MÍSTICOS NEM MILAGROSOS, NEM VAI TE FAZER EMAGRECER!

Trecho do artigo  publicado no http://www.nytimes.com de Aaron E. Carroll. Traduzido e adaptado por JEJUM INTERMITENTE SEM MITOS.
 Aaron E. Carroll é um professor de pediatria na Indiana University School of Medicine, possui um blog de pesquisa e política de saúde no The Economist  e faz vídeos sobre  Saúde.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.